Entenda a diferença entre copidesque, revisão técnica e preparação do texto
- pamyla-serra
- 29 de out. de 2016
- 2 min de leitura

O copidesque é a primeira etapa do trabalho editorial de um original escrito em língua portuguesa quando não precedida da organização, e a segunda, no caso de originais traduzidos.
O copidesque deve verificar, sobretudo, os aspectos estruturais e formais do texto. Ele precisa intervir sempre que a obra apresentar:
- trechos confusos ou incoerentes; 
- falta de coesão; 
- erros ortográficos e gramaticais; 
- repetições desnecessárias; 
- vícios de linguagem; 
- notas explicativas desnecessárias. 
Em seu trabalho, o copidesque deve atentar-se aos padrões de estilo da editora e cuidar para não desrespeitar o estilo do autor com alterações que podem descaracterizar sua obra.
Como essa etapa geralmente é realizada em arquivo eletrônico, o controle de alterações do editor deve estar sempre ativo. A ferramenta "Comentários" deve ser usada para indicar dúvidas e observações ao editor.
Quando a publicação aborda algum tema técnico, que exija conhecimento teórico para sua completa compreensão, é necessária uma revisão técnica. Para isso, recorre-se ao trabalho de um revisor técnico, ou seja, um especialista no tema, que tenha a devida formação para verificar se há erros conceituais ou terminológicos na obra.
Por fim, a preparação de texto é a fase posterior ao copidesque (já aprovado pelo editor). Nesta etapa, o preparador, além de fazer uma correção ortográfica e gramatical do conteúdo e indicar a presença de trechos confusos e contraditórios, deve adequar os originais ao projeto visual do livro ou à coleção a qual eles estão integrados, dando as diretrizes necessárias para que o diagramador, responsável pela próxima etapa, molde o conteúdo da obra ao seu projeto gráfico. Para isso, o preparador deve:
- adequar o conteúdo aos padrões de estilo da editora; 
- separar o arquivo por capítulos; 
- compor sumário; 
- padronizar fonte de texto; 
- padronizar espaçamento entre linhas; 
- excluir qualquer tipo de espaçamento extra; 
- excluir qualquer estilo que o documento possa ter; 
- padronizar referências. 
Entre em contato conosco e envie seu texto para avaliação. A re-Visão de Águia terá o prazer de cuidar dele!
Texto baseado no livro "Normas para publicações da UNESP".













Comentários